Facebook Twitter Youtube Instagran
Fotos       |       Vídeos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
noticia
Rádio Mania FM - Ibatiba ES
Seu Site Na Net

Equipe de Jornalismo Rádio Mania FM 03/10/19 

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirma a importância de todos os países adotarem estratégias de prevenção com eficácia comprovada.

Para o Ministério da Saúde do Brasil, para a prevenção, é fundamental estar atento a possíveis sinais de alerta. Entre esses sinais estão o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas; preocupação com a própria morte ou falta de esperança; expressão de ideias ou de intenções suicidas.

Caso a pessoa não atenda a telefonemas, passe a interagir menos nas redes sociais ou deixe de frequentar círculos de amigos e reuniões familiares, é importante ficar atento. Conversar com pessoas de confiança e procurar ajuda dos serviços de suporte são iniciativas fundamentais de prevenção.

Setembro é o mês escolhido como protagonista no debate e prevenção ao suicídio.

Diversas campanhas são realizadas mundo a fora.

Mas dando continuidade à campanha o mês de outubro foi escolhido para a realização de uma palestra sobre o tema.

Neste sábado dia 5 de outubro, acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Ibatiba uma palestra com a psicóloga Drª. Laura Queiros.

 A iniciativa do evento foi do pastor da Igreja Apostólica Jeová Rafah, André Luiz vieira de Oliveira.

Nossa reportagem conversou com o pastor André Luís e com a psicóloga Laura Queirós.

Entrevista.

Pastor como surgiu essa ideia de realizar esse evento falando sobre a prevenção do suicídio?

- Na realidade, eu trouxe este pensamento, de fazer esse evento por causa das demandas que tem surgido sobre este assunto suicídio. As pessoas hoje têm entrado em depressão, e, é um quadro alarmante nos dias atuais.

Então, eu como psicanalista, eu tenho em parte por obrigação a não passar por cima de um assunto tão grave que está nos dias atuais. E também tenho tratado de pessoas, porque eu sou pastor, eu tenho visto que cada dia mais tem aumentado a depressão e automaticamente um puxa o outro.

 Então, as pessoas têm tido quadros de ansiedade, e da ansiedade levado a depressão e alguns casos levado ao suicídio. Eu, preocupado com este assunto e como nós estávamos no mês de setembro, eu tive esta ideia de levantar esta bandeira esse mês, que é o mês amarelo.

Setembro Amarelo, por isso tive essa ideia de organizar esse evento, mas devido ao tempo, por isso nós fizemos em outubro. Mas na realidade deveria ter sido em setembro, mas para os próximos anos com certeza nós iremos fazer no próprio mês esse trabalho.

 

Doutora Laura Queiroz, obrigado pela participação aqui na Rádio Mania FM.

Doutora, gostaria que a senhora falasse um pouco sobre a importância desse tipo de evento para a prevenção.

- O mês de setembro traz consigo esse grito de socorro, que é o mês da prevenção ao suicídio. E falar sobre a prevenção ao suicídio é falar sobre a valorização da vida e essa é a importância da campanha setembro amarelo, que é a valorização da vida. No último ano o Brasil registrou mais de 1 milhão de mortes por suicídio e a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. E o número de mortes por suicídio é maior do que o número de mortes por homicídio. Falar sobre suicídio é combater todo este estigma, é falar principalmente sobre o cuidado com a saúde mental, é abrir os zeros para o cuidado com a saúde mental. Essa é a importância da campanha, dialogar é prevenir.

 

 

Comentários